Notícias

Entrevista Fabiano Vergani - Provedores locais querem frequência de 450 MHz

 

11/05/2012

Em breve, o ministério das Comunicações deve licitar a frequência de 450 MHz, que será dedicada ao provimento de internet em áreas rurais. A ideia tem provocado polêmica com as grandes empresas de telecomunicações, que acreditam que a operação da faixa deve ser desvinculada da de 2,5 GHz, voltada à quarta geração de telefonia móvel, o contrário do que pretende o governo. Os provedores locais, por outro lado, acreditam que podem dar melhor proveito à frequência de 450 MHz, que consideram uma excelente oportunidade.

“Para nós, essa frequência é filé, para as teles, é carne de pescoço”, compara Fabiano Vergani, presidente do Conselho Nacional das Entidades de Provedores de Serviços de Internet (Conapsi). Vergani foi eleito para voltar ao cargo após o mandato finalizado em 2010. Nesta entrevista, o gaúcho fala das ambições dos pequenos e médios provedores de internet brasileiros.

Além da frequência de 450 MHz, eles pedem diminuição da carga tributária e melhores planos de cidades digitais. “Cidade digital não é só internet grátis, é melhora do serviço público por meio da tecnologia, e o provedor local pode ser um parceiro para a sustentabilidade desse projeto”, garante.

Guia das Cidades Digitais - O senhor está em seu segundo mandato. Neste meio tempo, muitas coisas aconteceram. O que mudou no contexto dos provedores locais de 2010 a 2012?

Fabiano Vergani - O mercado de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) é muito dinâmico e, portanto, muita coisa mudou. Houve um grande avanço no investimento de instalação de cabos de fibra óptica, decorrente de uma preocupação dos provedores em migrar para a “nova” tecnologia, por exemplo. Há também preocupação dos provedores locais de aderir a serviços além do provimento de conexão, os de valor agregado. Também vejo os provedores mais atentos à gestão, em ter um call center de qualidade, investindo em pessoas e no relacionamento com clientes. Isto tudo me deixa muito feliz.

GCD - O setor de provimento de internet tem presenciado um movimento de consolidação de mercado, com as grande empresas de telecomunicações ganhando força. Essa diversificação dos serviços oferecidos pelos provedores locais é uma reação às teles?

Vergani - Não vejo como reação às teles, mas como um setor mais atento às próprias necessidades. Estamos amadurecendo, entendendo melhor nosso papel no mercado. Os provedores locais não podem ser minioperadoras para competir com as teles. É preciso fazer mais que instalar conexão. No mundo inteiro, os provedores são mais focados em serviços do que em conexão.

GCD - Entre as mudanças ocorridas entre seu primeiro mandato no Conapsi e agora, está o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Qual foi o impacto dele sobre os provedores locais?

Vergani - Foi um impulsionador, que fez as empresas saírem da zona de conforto. Ele ajuda muitos provedores locais. O discurso do governo, aliás, sempre foi de enaltecer os locais, que podem atuar onde os grandes não têm condição ou interesse de atuar. Por isso acredito que o PNBL foi muito bom, para não dizer ótimo. O programa conseguiu enaltecer os provedores locais, nos transformou em pauta.

GCD - As recentes mudanças na Telebras e no ministério das Comunicações alteraram essa visão?

Vergani - Essas mudanças, apesar da polêmica que criaram, não tiraram espaço dos provedores. Aliás, fomos inclusive beneficiados com outras iniciativas, como o edital de Cidades Digitais, e continuamos tendo apoio da Telebras e do ministério.

GCD - Recentemente, logo após sua posse, você falou que os provedores locais agora precisam “cacarejar” para ganhar espaço. O que quis dizer com isso?

Vergani - Foi uma analogia para mostrar ao mercado que poderíamos entregar soluções que atendam as demandas existentes. É algo para chamar a atenção. Há diversos projetos em andamento feitos totalmente por provedores locais. Nos grandes programas, as operadoras têm seu papel, mas nós também.

GCD - A parceria com órgãos públicos para planos municipais de acesso é viável? Como avalia?

Vergani - O poder público está cada vez mais atento aos provedores locais, que podem atender as demandas à altura, sem deixar nada a desejar, pois estão inseridos no mercado. Geram empregos e recursos localmente. São muitos: há cerca de três mil cadastrados na Anatel, mas acreditamos que, ao todo, haja o dobro disso. Como todo setor novo, começamos na informalidade, mas aos poucos as empresas têm se formalizado, ganhado apoio para isso. Os provedores locais são muito importantes, não conheço cidade que não tenha provedor local.

GCD - Qual sua opinião sobre os projetos de cidade digital em andamento?

Vergani - Estamos muito atentos a grandes oportunidades, mas também ligados em modelos que não consideramos corretos. Acreditamos que a maior parte desses casos se deve a desconhecimento das regras do governo federal.

GCD - O que seriam esses modelos incorretos?

Vergani - São situações em que a prefeitura interfere na área de telecomunicação, criando “provedores”. A Constituição não prevê isso. Ela diz, aliás, que essa é uma questão federal. Não à toa, há uma agência reguladora nacional. São modelos que entregam internet em apenas algumas áreas, como o centro da cidade, onde já há provedor e as pessoas têm condição de arcar com os custos. Agora, é preciso diferenciar internet grátis de livre.

GCD - Qual é esta diferença?

Vergani - A primeira é esse modelo de entrega gratuita de conexão direto à casa do cidadão. A livre é aquela aberta em locais públicos, como escolas, hospitais, bibliotecas...

GCD - A Conapsi, então, é contrária ao provimento, por prefeituras, de internet ao cidadão?

Vergani - Levar conexão à casa do cidadão sem autorização é crime federal. Agora, se a prefeitura possui uma autarquia, como Porto Alegre fez com a Procempa, e essa ganhou outorga da Anatel, não há o que dizer, está correto. A lei deixa bem claro: é preciso haver um contrato que estabeleça responsabilidades e deveres. Cidade digital não é só internet grátis, é melhora do serviço público por meio da tecnologia, e o provedor local pode ser um parceiro para a sustentabilidade desse projeto.

GCD - Em relação à regulação da Anatel, quais são as principais demandas dos provedores?

Vergani - A Anatel precisa ficar atenta para a este segmento, poderia abrir frequências para os provedores locais. A agência fala muito da qualidade do serviço, que isso demanda equipamentos e investimentos. Há empresas que já dizem que vendem mais para pequenos provedores do que para as teles. Poderíamos, por exemplo, tirar proveito da frequência de 450 MHz, que tem causado tanta polêmica [o governo pretende que o sinal seja utilizado pelas grandes operadoras para atingir áreas rurais em troca de concessões nos grandes centros]. Ela não pode ser moeda de troca, nós a queremos. Para nós, essa frequência é filé, para as teles, é carne de pescoço. Há ainda a questão da tributação, que chega a 30% do faturamento. Para nós, isso faz uma diferença muito grande. É preciso tratar diferentes como diferentes. Precisamos de uma política justa para empresas que atendem até 50 mil pessoas.

GCD - Como é possível ver essas demandas atendidas?

Vergani - Estamos estimulando nossos associados a fazerem uma campanha em prol de programas governamentais, agora que estamos em ano eleitoral, que tenham foco em tecnologia. É dever do governo investir em desenvolvimento e ver a tecnologia não como custo.

Fonte: Guia das Cidades Digitais

 

08/03/2013 » BNDES quer criar Nasdaq brasileira para empresas de TI

07/03/2013 » Expansão da banda larga no Brasil terá pacote de pelo menos R$ 100 bilhões

07/03/2013 » Plano orienta municípios quanto à adoção de tecnologias

20/02/2013 » Aberta a consulta sobre regulamento de aquisição de equipamentos pelas teles

04/02/2013 » NIC.br distribui roteador que mede a qualidade da Internet

28/01/2013 » Anatel nega pedido do NIC.br e mantém modelo de medição

21/01/2013 » Indicação Conselho Consultivo Anatel 2013/2015

21/01/2013 » Banda larga cresce 45% no Brasil em 2012

14/01/2013 » 2013: um ano que promete para Telecom e Internet no Brasil

11/01/2013 » 69% dos usuários não querem pagar por antivírus

11/01/2013 » CGI.br cria plataforma aberta para debater Internet no Brasil

08/01/2013 » Mudança em redes diminui envio de spams e exige atualização de aplicativos

21/12/2012 » As 10 maiores tendências de consumo em tecnologia para 2013

14/12/2012 » Anatel quer tirar neutralidade do regulamento do SCM

14/12/2012 » Banda larga: Regime tributário especial para redes desaponta teles

04/12/2012 » Reunião do Conselho Consultivo da Anatel

04/12/2012 » Sem Marco Civil, Anatel vai regular neutralidade em resolução

27/11/2012 » Porta 25: quando a Tecnologia é mais eficiente que a Justiça

26/11/2012 » Convite Reunião Conselho Consultivo Anatel

26/11/2012 » Conapsi acha que banda larga em regime público não resolve a inclusão digital

14/11/2012 » Mudança no Marco Civil abre brecha para a censura no Brasil

09/11/2012 » Vem aí o Imersão 2012

07/11/2012 » Anatel exige entrega de 20% da banda

05/11/2012 » Banda larga: Anatel amplia envio de medidores e quer mais voluntários

29/10/2012 » Provedores de Internet comemoram anúncio da fase final da implementação de medidas do combate aos Spam’s originados no Brasil

25/10/2012 » CGI.br anuncia última fase de medida para reduzir envio de spam no Brasil

25/10/2012 » Expedição WDC/Abranet volta para a estrada com foco na região Nordeste do Brasil

19/10/2012 » Internet: IPv4 segue em alta no Brasil

15/10/2012 » Marco Civil da Internet: remédio desnecessário ou vacina preventiva?

11/10/2012 » Anatel insiste em regular neutralidade de rede

08/10/2012 » Regulação da Internet ainda sem consenso no Brasil

08/10/2012 » Brasil tem mais de 83,4 milhões de pessoas com acesso à internet

01/10/2012 » Começa 2° etapa da seleção de voluntários para medir Banda Larga

01/10/2012 » Provedores Internet saem em defesa do Marco Civil

18/09/2012 » MiniCom ouve propostas da Abrint para acelerar o Programa Nacional de Banda Larga

18/09/2012 » Abrint quer leilão separado da faixa de 3,5 GHz para pequenos provedores

11/09/2012 » Mais de 30 mil internautas querem testar a qualidade da banda larga

06/09/2012 » Um marco para a Internet

29/08/2012 » NIC.br credencia nova instituição para solução de conflitos na internet

28/08/2012 » Anatel vai selecionar 12 mil consumidores para testar banda larga

28/08/2012 » Como foi o evento para Provedores em Chapecó

27/08/2012 » Anatel decide que serviço Porta Internet é de telecomunicações

27/08/2012 » Marco Civil: Última chance para 2012

23/08/2012 » Furukawa e Parks fazem parceria para atuar em FTTH

20/08/2012 » Marco Civil da Internet será votado em 19 de setembro

20/08/2012 » Domínio "eco.br" está disponível desde 5 de julho

14/08/2012 » Internet Brasil: O que somos e pra aonde queremos ir?

09/08/2012 » Decreto de uso de compartilhamento estimulará instalação de fibra apagada

09/08/2012 » Ministro se compromete a ouvir provedores sobre o leilão de 3,5 GHz

02/08/2012 » CGI: domínios ".br" chegam a três milhões

30/07/2012 » Marco Civil: Relator, juristas e ativistas querem Anatel fora da regulação da neutralidade

25/07/2012 » Marco Civil: Rede à parte, conteúdo será o próximo embate?

17/07/2012 » Banda larga e smartphones asseguram benefícios fiscais

17/07/2012 » Governo e operadoras de celular iniciam teste da internet gratuita pelo 0800

12/07/2012 » "Fiz a minha parte", diz deputado Alessandor Molon (PT/RJ), sobre Marco Civil

09/07/2012 » Marco Civil será votado dia 10/07

02/07/2012 » Notícias Brasil está entre os países de onde mais se originam os ataques virtuais

02/07/2012 » Relator vai manter principais pontos do marco civil da internet

28/06/2012 » Banda larga: Preços no atacado caem, mas ainda são caros

25/06/2012 » Brasil defende liberdade na internet em ação da ONU

15/06/2012 » Banda larga: Governo evita polemizar com Paraguai, mas admite preço alto

15/06/2012 » Internet supera jornais e já é segunda mídia no País

05/06/2012 » Manobra da Oi esvazia PNBL no Amapá

04/06/2012 » 30% desconhecem velocidade da internet

04/06/2012 » Brasil é contra UIT no controle da Internet

28/05/2012 » No Brasil, Internet é subutilizada nas empresas

28/05/2012 » Cidades digitais: Apenas 262 prefeituras se inscrevem em programa

28/05/2012 » Para Abrint, motivação para o fim da Norma 4 não está clara

23/05/2012 » Agradecimento ao CONAPSI, parceiro BITS 2012

23/05/2012 » NIC.br e ICANN ampliam segurança da Internet no Brasil

23/05/2012 » Anatel poderá ser excluída da definição de neutralidade de rede

21/05/2012 » Minicom: Regime público não é solução mágica para banda larga

21/05/2012 » Paradas de ônibus viram estação cultural

18/05/2012 » Entrevista Presidente do Conapsi Fabiano Vergani

14/05/2012 » Entidades associadas ao Conapsi, possuem descontos no Global Conferences

11/05/2012 » Convite Global Conferences - BITS 2012

09/05/2012 » Cerca de 100 provedores SCM já operam com FTTx no País

09/05/2012 » CONAPSI presente na 6º Edição do Evento “OS DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA OS PROVEDORES DE INTERNET SVA e SCM”

08/05/2012 » Banda larga ultrarrápida terá investimentos acima de R$ 100 bilhões em cinco anos

08/05/2012 » STJ isenta provedor de internet da responsabilidade sobre veiculação de conteúdo

08/05/2012 » BITS GLOBAL CONFERENCES 2012 Mobile Payment - A utilização do telefone celular como forma de pagamento no Brasil

07/05/2012 » Caxias do Sul recebeu evento Exporte Legal- ABES

07/05/2012 » Abranet realiza debate com provedores de internet

07/05/2012 » Anatel reduz custo da banda larga no atacado

02/05/2012 » Abes faz evento em Caxias do Sul

02/05/2012 » ABES alerta empresas de Caxias do Sul vantagens competitivas no uso do software legal

02/05/2012 » Fabiano Vergani presidente do Conapsi participará do RURAL MAX 2012

27/04/2012 » Falha em cabos apaga internet no Sul

27/04/2012 » BITS GLOBAL CONFERENCES 2012 Gamification - A utilização de técnicas de jogos para gerar motivação e engajamento em funcionários e clientes

23/04/2012 » Finep quer mudança urgente em modelo de financiamento à Inovação

23/04/2012 » Teles investirão US$ 53,5 bilhões em fibra até 2017

20/04/2012 » Bits Global Conferences 2012 - Congresso apresentará cases de ferramentas inovadoras para o licenciamento coletivo e opinião dos consumidores

20/04/2012 » Publicidade na internet poderá ter de recolher ISS

20/04/2012 » Telebras abre consulta para editais de fibras no Norte e Nordeste

11/04/2012 » Provedores locais se reúnem para discutir participação em reunião da Anatel

11/04/2012 » Provedores regionais reivindicam redução no preço de aluguel de postes

10/04/2012 » Provedores querem a faixa de 450 MHz, mas criticam regras do leilão

10/04/2012 » Provedores de internet estudam modelo de negócios para entrar na TV paga

09/04/2012 » Presidente do Conapsi visita a Gigalink e reconhece o sucesso da empresa friburguense

02/04/2012 » Secretária de Inclusão Digital defende o projeto piloto de Cidades Digitais

22/08/2011 » MANIFESTO - Contra a recomendação de Alteração da Norma 04 de 1995

23/02/2011 » Câmara distribui comissões entre partidos; CCTCI fica com PSDB

11/02/2011 » Seminário reúne principais autoridades para discutir a pauta política das comunicações

06/12/2010 » CPqD Propõe parceria a provedores...

06/12/2010 » Atendimento a pequenos provedores abre perspectivas...

03/12/2010 » Supersimples: Mudanças devem sair ainda este ano

03/12/2010 » Só um terço da população...

29/11/2010 » Anatel abre caminho...

27/11/2010 » Cidades do Nordeste Conectadas

27/11/2010 » Pregão para acesso IP/MPLS na rede do PNBL está...

26/11/2010 » Buraco no Muro – Uma forma de Inclusão Digital

25/11/2010 » Anatel faz chamamento público...

07/10/2010 » MPF denuncia empresário por estelionato

25/08/2010 » Mercado de firewall cresce 6,7% ao ano

10/08/2010 » Tecnologia da informação no RS

27/07/2010 » Anatel põe fim à venda casada

Consulta de Opinião Conapsi Alteração da Norma 04 de 1995 - O Conapsi é contra.
Fale Conosco
Presidente 2012: Fabiano André Vergani
E-mail: conselho.fabiano@internetsul.com.br
Fone: (54) 9677.1320
Skype: bitcom.vergani

Conselheiros:
Abranet – Eduardo Neger
Abrappit - Ricardo Sanches
Aprova – André Rodrigues
Rede TeleSul – Marcelo Siena
InternetSul – Fábio Bonandiman
Global Info – Magdiel Santos
Agenda

Em breve...

© Copyright 2010 - 2012 - CONAPSI - Todos os direitos reservados.